Dengeki Bunko Fighting Climax (Arcade)

10 07 2014

Dengeki Bunko Fighting Climax é o jogo de luta da Ecole Software (os caras que fizeram Melty Blood e… Melty Blood) e que foi publicado pela SEGA e lançado nos arcades do Japão no inicio de Marco (2014). Um dos pontos que mais chamou atenção foi que o rooster era composto de personagens da Dengeki: Kirito (Sword Art Online), Shizuo (Durarara!!), Shana (Shakugan no Shana), Kino (Kino no Tabi), Misaka (Toaru Majutsu no Index) entre outros.

Yukina (Strike the Blood) e Rentaro (Black Bullet), sao as duas ultimas adicoes ao rooster do jogo.

Yukina (Strike the Blood) e Rentaro (Black Bullet), sao as duas ultimas adicoes ao rooster do jogo.

Fighting Climax é um jogo bem simples de se jogar. É muito comum voce entrar em um arcade e ver que todas as maquinas do jogo estao ocupadas com criancas. A simplicidade dele, porem, nao chega a ser um elemento prejudicial. O jogo possui diversas mecanicas que vao requerer do jogador tecnica e conhecimento do momento certo para sua aplicacao.

O jogo possui mecânicas de Dash, Back-dash, Double Jump e utiliza 4 botoes para ataques:
A, para ataque fraco;
B, para ataque médio;
C, para ataque forte;
S, para chamar o personagem Suporte.

Apesar dos diferentes estilos de personagens, todos sao controlados da mesma forma. O que eu quero dizer com isso é: a command list é global. Todos os personagens vão ter (literalmente) um ataque de (236 + A, B ou C); (214 + A, B ou C) e dois especiais (chamados de Climax Arts) com (41236 + BC) e (63214 + BC). A unica coisa que os diferencia é como tais ataques sao executados. Isso pode parecer estranho pra quem esta acostumado a jogar outros jogos de luta, como Street Fighter, onde cada personagem tem um moveset bem definido e é isso que dita como o personagem joga. Dito isto, as explicações da mecânicas abaixo e todos os comandos listados funcionam para qualquer personagem.

Elementos de Jogo

Fighting Climax utiliza elementos já conhecidos nos jogos de luta e adapta alguns outros. Um dos elementos mais básicos é a Climax Gauge, a popular “barra de super”, necessária para que você possa realizar movimentos especiais e que vai aumentando conforme você defende e bate no oponente. Neste jogo a barra consegue chegar ate o nível 5.

Climax Gauge

Climax Gauge

Outro elemento bem conhecido são os EX Moves. Em Fighting Climax você pode executar um ao pressionar o botão (S) ao mesmo tempo que o comando. Por exemplo, se o comando é (236 + A), basta pressionar (236 + AS). Cada uso de um EX move gasta 1 barra de Climax.

A Advanced Guard, de Marvel vs Capcom 3, que empurra um pouco o oponente, também tem sua variação aqui com o nome de Reflection Guard. Para realizar um reflection guard basta apertar quaisquer 2 botoes, ao mesmo tempo, enquanto estiver se defendendo de um ataque do inimigo. Cada reflection guard bem-sucedida drena um pouco da sua barra de Climax.

Fighting Climax tambem possui personagens de suporte. Sao personagens separados do grupo principal e que aparecem na batalha quando você os chama, realizando um ataque e saindo em seguida. Para chamar o seu suporte basta pressionar o botão (S). Apos chama-lo haverá um tempo de espera ate que você possa usa-lo novamente, geralmente esse tempo fica entre 4 e 5 segundos. Você também pode chamar o seu suporte durante um combo, cancelando o combo instantaneamente. Essa ação custa 1 barra de Climax.

Ao chamar um suporte, a imagem do personagem ficara cinza, indicando que ele nao podera ser chamado por um tempo. Quando a imagem voltar a ficar colorida, o suporte pode ser acionado novamente.

Ao chamar um suporte, a imagem do personagem ficara cinza, indicando que ele nao podera ser chamado por um tempo. Quando a imagem voltar a ficar colorida, o suporte pode ser acionado novamente.

O jogo usa uma mecânica que tem se tornado muito comum nos Anime Fighting Games: o autocombo. Em Persona 4 Arena e JoJo All Stars Battle, auto-combos são executados ao macetar um botão de ataque. Caso você tenha barras suficientes, um super é linkado no final do combo. Dengeki Bunko FC usa um elemento nesse estilo: se você começar um auto-combo, a sua barra começa a cair a cada hit. Se você tiver barras o suficiente, o auto-combo e finalizado com um ataque especial. Isso faz com que um jogador que se baseie puramente em auto-combos nunca tenha barra cheia, o que pode criar uma vantagem pro adversário.

As Blasts aqui tem vários usos. Uma de suas funções é quebrar um combo (como os Bursts de Persona 4 e BlazBlue). Essa função é chamada de Escape Blast. Se você estiver em estado neutro, porém, usar um Blast aumenta os stats do seu personagem por um tempo (Power Up Blast). E se você usar um Blast durante um combo SEU, você arremessa seu oponente para o alto e pode continuar o combo (Combo Blast). Para usar um Blast basta pressionar os três botoes de ataque juntos (ABC). Existe um tempo de espera apos cada uso.

Blast disponivel para uso.

Blast disponivel para uso.

Agora falemos de alguns elementos únicos do Fighting Climax: Lighting Marks, Impact Skill, Trump Card, Extend Action e Potential. Lightning Marks ficam logo acima da barra de Climax. Cada jogador comeca com duas. Essas marcas são usadas para ativar habilidades especiais dos personagens e se você perder 1 round, você recupera 1 das delas.

Lightning Marks.

Lightning Marks.

Trump Cards são ataques especiais que consomem 1 Lightning Mark. Esses ataques tem invencibilidade no startup e também podem funcionar como overheads. O dano causado por um Trump Card ataque é bem alto. Por conta da facilidade de conecta-lo e da sua invencibilidade inicial, Trump Cards são geralmente usados como contra-ataques e para finalizar o oponente. Para realizar essa habilidade basta pressionar (BC).

Extend Action funciona como uma variação de um movimento do personagem. Caso você segure ou aperte novamente o botão (em alguns casos) o ataque ira mudar. Isso funciona tanto para normal attacks quanto para special attacks e varia de personagem para personagem.

Impact Skill é uma habilidade unica de cada personagem. Ela é ativada ao pressionar (AB) ou (2 + AB). A unica diferença dela para as demais habilidades é que o primeiro hit possui um guard point, fazendo com que essa técnica possa ser usada para contra-atacar o oponente.

A ultima mecânica a ser comentada é o Potential. Podemos compara-lo com o Awakening do Persona 4. Depois que alguns requisitos forem cumpridos, o Potential é liberado. Existe o Universal Potential, igual para todos os personagens e que aumenta o seu dano de ataque quando sua vida esta baixa (por 20 segundos). E existe o Unique Potential, que é unico para cada personagem e que possui também condições de ativações únicas. O Unique potential de Shizuo, por exemplo, é acionado quando ele é acertado por 15 ataques e quando ativado faz com que sua defesa aumente por um tempo.

Personagens

Apos o anuncio de Yukina, Rentaro e seus respectivos suportes (não disponíveis nas imagens abaixo), Dengeki Bunko Fighting Climax agora conta com 12 personagens principais e 18 personagens de suporte.

Da esquerda para direita: Shana (Shakugan no Shana), Asuna (Sword Art Online), Mikoto (A Certain Magical Index), Kirino (Oreimo), Shizuo (Durarara!!), Kuroyukihime (Accel World), Tomoka (Ro-Kyu-Bu!), Kirito (Sword Art Online), Miyuki (The Irregular at Magic High School) e Taiga (Toradora!).

Da esquerda para direita: Shana (Shakugan no Shana), Asuna (Sword Art Online), Mikoto (A Certain Magical Index), Kirino (Oreimo), Shizuo (Durarara!!), Kuroyukihime (Accel World), Tomoka (Ro-Kyu-Bu!), Kirito (Sword Art Online), Miyuki (The Irregular at Magic High School) e Taiga (Toradora!).

Todo personagem do time principal possui um suporte do mesmo anime, porem, existem ainda suportes que não possuem contrapartes no time principal, como Kino e Holo.

Da esquerda para a direita: Wilhelmina (Shakugan no Shana), Leafa (Sword Art Online), Touma (A Certain Magical Index), Kuroneko (Oreimo), Boogiepop (Boogiepop), Maou (Hataraku Maou-sama), Hinata (Ro-Kyu-Bu!), Koko (Golden Time), Tatsuya Shiba (The Irregular at Magic High School), Ryuuji (Toradora), Celty (Durarara!!), Arita (Accel World), Holo (Spice and Wolf), Erio Tōwa (Denpa Onna to Seishun Otoko), Kino (Kino no Tabi) e Mashiro Shiina (The Pet Girl of Sakurasou).

Da esquerda para a direita: Wilhelmina (Shakugan no Shana), Leafa (Sword Art Online), Touma (A Certain Magical Index), Kuroneko (Oreimo), Boogiepop (Boogiepop), Maou (Hataraku Maou-sama), Hinata (Ro-Kyu-Bu!), Koko (Golden Time), Tatsuya Shiba (The Irregular at Magic High School), Ryuuji (Toradora), Celty (Durarara!!), Arita (Accel World), Holo (Spice and Wolf), Erio Tōwa (Denpa Onna to Seishun Otoko), Kino (Kino no Tabi) e Mashiro Shiina (The Pet Girl of Sakurasou).

Videos & Comunidade

Os arcades de Akihabara, em especial a Leisureland Akihabara, sao os lugares onde a comunidade se encontra para jogar. Alguns torneios ja foram realizados e voce pode conferir como os jogadores de alto nivel desempenham no jogo no canal do Tsutenshi. Abaixo o video de um dos torneios realizados:

Dengeki Bunko Fighting Climax esta, atualmente, disponível apenas nos Arcades no Japao. Ja foram anunciadas versões para PS3 e Playstation Vita, para serem lancadas no Outono/2014.


Ações

Information

One response

10 07 2014
Richard Serikawa

A Ecole também fez o Under the Night in Birth, com mecanismos parecidos com Melty Blood que saiu na psn a alguns dias atrás.

Uma coisa que me desanima com este jogo é como colocaram somente personagens femininos menos o Shizuo (por ser popular) e colocaram personagens que possuem melhor histórico de combate como a Kino, Touma, Celty, Maou e são somente suportes.

Nada me convence que alguém de Ro Kyu Bu tem alguma capacidade de lutar (problema é que atualmente os vídeos mostram que ela é uma possivel top tier do jogo) e revista tem S-Cry-Ed

Eu sei que tem o Kirito mas como não gosto do personagem melhor nem reclamar do cara

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