Relação Achievement x Multiplayer

26 10 2009

Os achievements mudaram o mundo gamer de modo bem mais agressivo do que se pensa.
Mais do que um “objetivo” a mais, os achievements passaram a ter um papel quase que fundamental para o sucesso do modo multiplayer de um jogo.
Hoje em dia são lançados centenas de títulos com modos multiplayer, poucos deles engrenam e continuam ativos durante bastante tempo. Se um jogo possui achievements que estimulem você a jogar online, ele será mais jogado.
Peguemos como exemplo o jogo Gears of War, reconhecídissimo título e vencedor de diversos prêmios, como jogo do ano, etc.
O jogo também é conhecido por ter um dos achievements mais dificeis: Seriously, onde você precisa matar um total de 10.000 jogadores nos modos online. Além deste existem outros que requerem 100 mortes em cada tipo de arma do jogo (online), o que toma tempo.
O ponto é que, comparado ao segundo título da série, Gears of War 2, o primeiro jogo possui um modo multiplayer mais, digamos, movimentado. É dificil achar jogadores para compor seu time no Gears 2. Os achievements online não-pagos, são simples e podem ser desbloqueados em apenas uma tarde de jogo. Os achievements pagos já tem um nível de dificuldade mais elevado, o que faz com que mais pessoas joguem e torna o modo online de certo modo “privado” pra apenas aqueles que pagaram pelo conteúdo. Jogadores que não possuem o conteúdo pago, tem que ter muita paciencia para conseguir jogar.

Isso não se reflete apenas na franquia Gears of War. A série Guitar Hero foi apostando aos poucos nos achievements online e hoje, em Guitar Hero 5, 9 dos achievements só podem ser feitos online além de vários outros que podem ser desbloqueados no modo online, caso o jogador deseje.

Por fim, uma pessoa só irá continuar jogando o multiplayer de um jogo se gostar. Entretanto, é fato dizer que, o sistema de achievements possui certa influência.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: